Introdução
Esdras e Neemias constituíam, originalmente um único livro. Há uma associação com o final do Livro de 2 Crônicas Capítulo 36 versos 22 e 23 que se repetem nos versículos iniciais de Esdras 1:1-3a. A data da compilação pode ser deduzida da lista de sumo sacerdotes em Neemias 12.10-22. Esta lista prolonga-se até Jadua,
Segundo Josefo (Antiguidades 11.8.4), esse Jedua foi sumo-sacerdote no tempo de Alexandre, o Grande (cerca de 330 A.C.). No entanto esse Jadua de Neemias 12 não é o mesmo mencionado por Josefo, mas um personagem anterior.
O registro dos acontecimentos do livro de Esdras são o cumprimento do que falou o profeta Jeremias (capítulos 25; 29:10; 30:) com respeito aos 70 anos que se passariam sobre a Babilônia e com respeito ao retorno do povo judeu do exílio para a terra de Israel.
Quem foram esses que retornaram? Somente Judá e Benjamim? E as demais tribos foram perdidas? Um exame mais acurado dos textos das listas de deportados e citações posteriores no Novo Testamento evidenciam que a nação de Israel na sua totalidade não poderia deixar de subsistir. No entanto, os elementos reino do Norte e reino do Sul foram desfeitos depois que os de Juda foram levados de sua terra e se juntaram aos que já haviam sido trazidos anteriormente pela Assíria formando um só povo. parte do reino do Norte. A Assiria, tendo sido conquistada pela Babilônia tornou-se parte do Imperio e seus habitantes
passaram aos dominio desse novo imperio. GEograficamente a Assiria agora
Porque então a profecia se refere ao retorno de Judá. Em algumas passagens os termos Israel e Judá tornaram-se intercambiaveis fazendo referencia não mais a uma tribo mas ao conjunto da nacionalidade.
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